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Telefones Úteis
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 SOS Criança 1407
 Vigilância Sanitária 150
 
   
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Instruções

Ao solicitar uma certidão de registro civil, você deve fornecer o seu endereço completo com CEP, as informações referentes à certidão que está sendo solicitada e um endereço de email na Internet, caso possua.
A certidão emitida será enviada para o endereço fornecido, por isso é necessário que o endereço fornecido esteja correto. A certidão será enviada pelos Correios, através de Carta Registrada com AR (Aviso de Recebimento) que permite comprovar a entrega da correspondência. As informações referentes à certidão são muito importantes, pois são utilizadas para a busca que será efetuada pelo Cartório de Registro Civil indicado, no livro, folha e número de Registro/Termo. Caso você forneça um endereço de email na Internet, você receberá mensagens notificando-o quanto ao andamento do processo de emissão e envio da sua certidão.

Recomendações

Para fazer o pedido pela internet, observe qual é o Município e o Distrito ou Subdistrito na certidão anterior ou no verso da sua Identidade. Geralmente na parte superior da certidão está a indicação do ofício (na maioria dos Municípios do interior existe apenas um ofício de Registro Civil. Já na Capital e nas grandes cidades existem vários ofícios, um para cada Subdistrito e para cada Distrito). No verso da Identidade expedida após 1984, consta no campo documento de origem, na primeira linha, o nome da Comarca (região do Estado), e na segunda linha, o Município ou o Distrito ou Subdistrito, além disso as letras "CN" (certidão de nascimento) ou "CC" (certidão de casamento), seguida da indicação do Livro ("LV"), folha ("FLS") e número do registro.

Agilize seu Pedido

Para agilizar o pedido, é importante que sejam mencionados o número do livro (letra e número), folha ("v." quer dizer verso da folha) e número do assento (registro/termo).
Exemplo: para solicitar a emissão de uma segunda via de uma certidão de nascimento registrado no cartório de Registro Civil do 2.º Subdistrito - Ipiranga, do município de São Paulo, deve ser mencionado (Município: São Paulo, Bairro/Distrito: Ipiranga/2.º Subdistrito, Cartório: "Nome do Cartório", Registro/Termo: 123456, Livro: A-107, Folha: 300v).

Pagamento da Certidão

O boleto bancário do Banco Santander poderá ser pago em qualquer agência bancária, casas lotéricas ou pelo seu Internet Banking. Não há necessidade de ser enviado o comprovante de pagamento, a confirmação de pagamento é automática pelo banco. Sua compensação poderá levar até 48 horas.
Os boletos de certidões que não forem quitados até a data do vencimento serão cancelados automaticamente sem nenhum ônus ou restrição para o solicitante, que poderá refazer a emissão de um novo boleto a qualquer momento.
Importante: O pedido terá início e será encaminhado ao cartório para emissão da certidão após recebermos a confirmação de pagamento por parte do banco.

Complementação do Valor Pago

Caso o registro tenha anotações (emancipação, casamento, óbito etc.) ou existam averbações a serem transcritas (separação, reconciliação, divórcio etc.), entraremos em contato para informar o valor a ser complementado, gerando assim um boleto complementar.

Prazo de Entrega

O prazo para a entrega envolve, além do prazo legal para o cartório emitir a certidão, o período necessário para a coleta e entrega pelos Correios.
O prazo total para a entrega inicia-se a partir da data da confirmação do pagamento por parte do banco.

Devolução do valor pago

Caso a certidão solicitada não seja emitida por não ter sido localizada com os dados fornecidos pelo solicitante, ou por motivo de força maior, o valor pago será devolvido, descontada a taxa de serviço no valor de R$ 30,00. O valor será reembolsado em conta, bastando para isto fornecer o número do pedido e dados bancários do solicitante (Nome do Banco; Número da Agência; Número da Conta Corrente/Poupança; Nome do Titular; Número do CPF) ou através do Pagseguro.
O contato poderá ser efetuado pelo email financeiro@certidaoweb.com.br

 
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